A OpenAI, empresa de inteligência artificial responsável pelo ChatGPT, lançou um novo modelo chamado Sora, que transforma texto em vídeos de até um minuto de forma “realista” e “criativa”. A novidade foi anunciada na quarta-feira (14) e está em fase de testes, sendo disponibilizada para um grupo seleto de usuários.
Segundo a OpenAI, a ferramenta está disponível para “red teamers“, um grupo de profissionais especializados em ameaças cibernéticas, para avaliarem riscos e garantirem que a inteligência artificial não produza conteúdo prejudicial ou inapropriado. Além disso, a empresa também está concedendo acesso a artistas visuais, designers e cineastas para obter feedback sobre como deixar o modelo mais útil para esses profissionais.
“Estamos compartilhando o progresso de nossa pesquisa antecipadamente para começar a trabalhar e obter feedback de pessoas fora da OpenAI e para dar ao público uma noção de quais recursos de IA estão no horizonte”, escreveu a empresa em anúncio.
O que é Sora e como funcionará o modelo?
De acordo com a OpenAI, Sora é capaz de criar vídeos de até 60 segundos a partir de instruções em textos, com cenas complexas com personagens, tipos específicos de movimentos e detalhes precisos. “O modelo entende não apenas o que o usuário pediu no prompt, mas também como essas coisas existem no mundo físico”, diz o anúncio da ferramenta.
Para gerar essas imagens, Sora tem um “profundo conhecimento de linguagem”, o que permite a interpretação precisa das instruções e a geração de personagens atraentes que são capazes de expressar emoções. É possível conferir vídeos criados com a IA aqui.