Um dos principais compromissos do candidato à Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade (União Brasil), o Auxílio Municipal Permanente terá como público prioritário mulheres que chefiam famílias de baixa renda na capital amazonense. O programa social compõe um conjunto de ações planejadas para beneficiar o público feminino, como um programa de crédito para atender àquelas que pretendem montar seu próprio negócio.

Em reuniões comunitárias no Grande Vitória e Coroado, na zona leste de Manaus, Roberto Cidade disse que as mulheres terão atenção especial em seu futuro governo e que, por isso, o Auxílio Municipal vai dar prioridade às mulheres.

“Nós vamos criar o Auxílio em lei, para garantir que as famílias de Manaus possam ter a segurança de contar com esse dinheiro todo mês. O atual prefeito acabou com o auxilio que tinha no meio da pandemia. Eu tenho o compromisso de criar essa ajuda e vai ser nossa primeira ação na prefeitura. Só com publicidade e com pintura, a atual gestão gastou mais de R$700 milhões, então tem dinheiro”, disse o candidato durante evento organizado pela Central Única das Favelas (CUFA), no Grande Vitória.

No Coroado, Roberto Cidade fez reunião ao lado do candidato a vice, Coronel Menezes (PP), e dos deputados estaduais Joana Darc (União Brasil) e Rozenha (PMB).

Moradora do Grande Vitória, a dona de casa Ivone Moraes, 53 anos, estava empolgada para conhecer Roberto Cidade. Ela disse que acompanha ações do mandato dele como deputado na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) e que decidiu votar no 44 para prefeito por causa da proposta de criação do Auxílio Municipal. “Foi ele que ajudou a criar o Auxílio Estadual, né? Então acredito que ele vai fazer”, disse Ivone, que é beneficiária do programa do governo do Amazonas.

A proposta de Roberto Cidade é atender 50 mil famílias de baixa renda de Manaus com o Auxílio Municipal. O programa vai oferecer ajuda de custo mensal para aquisição de alimentos. Além de ajudar a colocar comida na mesa, o programa também ajudará a movimentar a economia local.

Roberto Cidade também pontuou outras iniciativas que planeja em prol das mulheres, como a criação de um programa de crédito municipal específico para as mulheres que querem empreender. Além do programa de transferência de renda e do fomento ao empreendedorismo, ele falou da abertura de vagas em creches para a população da zona leste. No Grande Vitória, por exemplo, os moradores reclamam que apenas uma escola de educação infantil atende a área, o que obriga muitas famílias a buscarem vagas em bairros vizinhos.

“As mulheres precisam dessa ajuda com creche e com essa chance de poder empreender. Muitas são mães solo e a gente precisa se virar para tudo. Sem creche, fica muito mais difícil da gente conseguir trabalhar. É preciso alguém que olhe para essa questão”, disse a dona de casa Silvana Lopes, 37.

A proposta de Roberto Cidade é ampliar o número de crianças com acesso à creches com a oferta de bolsas em instituições particulares, nos mesmos moldes do programa Bolsa Universidade, Idiomas e Pós-Graduação. Com isso, será possível aumentar o número de crianças atendidas já no primeiro ano, uma vez que não haverá custos com construção de prédios.

Coligação “Manaus Merece Mais”
Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade é o candidato que construiu o maior arco de alianças desta eleição em Manaus. Além do União Brasil, fazem parte da coligação “Manaus Merece Mais” o Progressistas (PP), do candidato a vice, Coronel Menezes; o Republicanos, o Podemos, o Partido da Mulher Brasileira (PMB), o Partido da Renovação Democrática (PRD) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).