Uma operação da Polícia Federal deflagrada nesta quarta-feira (22/5) resultou na prisão de policiais do Amazonas, acusados de sequestro e tortura. A Operação Jeremias 22:17 investiga o sequestro de um indivíduo ocorrido no município de Caracaraí, em Roraima.

De acordo com a investigação, os policiais do Amazonas teriam sequestrado e torturado um suspeito na tentativa de obter informações sobre o paradeiro de uma carga de cassiterita supostamente roubada. A ação também aponta para a participação de policiais do estado de Roraima nos crimes.

A operação cumpriu um total de sete mandados de prisão temporária e 13 mandados de busca e apreensão em Roraima, Amazonas, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul. As investigações indicam que os policiais envolvidos podem ter formado um grupo criminoso para escoltar cargas de minérios extraídos ilegalmente, oferecer serviços de segurança de forma clandestina e investigar roubos de carga paralelamente à atuação policial oficial. A investigação teve início com a participação da Promotoria de Justiça de Caracaraí, em Roraima.