Em uma missão internacional, o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, participou de uma agenda promovida pelo Conselho Britânico (British Council), realizada entre os dias 23 e 27 de junho, nas cidades de Londres e Cardiff, no Reino Unido. A iniciativa reuniu representantes de instituições de ensino superior de 22 países e teve como foco o fortalecimento da educação transnacional e a construção de parcerias internacionais.

Representando a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), o reitor esteve presente nas atividades realizadas em Londres e apresentou um panorama das políticas e ações desenvolvidas pelas universidades filiadas à Abruem. Durante a sessão de apresentações de instituições brasileiras, destacou os avanços da UEA no desenvolvimento científico e social do estado do Amazonas, com ênfase nas ações voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Também reforçou o papel estratégico da universidade enquanto maior instituição multicampi do país, com apoio do Governo do Estado e do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Na cidade de Cardiff, entre os dias 25 e 27 de junho, a missão seguiu com o evento internacional “Deep Dialogues – Transnational Education: exploring glocalization strategies” (Diálogos Profundos – Educação Transnacional: explorando estratégias de glocalização), com foco em estratégias de internacionalização em diferentes contextos culturais e acadêmicos. As discussões abordaram a educação transnacional como vertente emergente no Brasil e ampliaram o intercâmbio de experiências entre os países participantes.

No dia 26, a comitiva brasileira conduziu parte das atividades na Universidade Metropolitana de Cardiff. A UEA esteve novamente em destaque com a participação da Prof.ª Dra. Vanúbia Araújo Moncayo, assessora de Relações Internacionais, selecionada como relatora de uma das mesas temáticas. Na ocasião, Vanúbia apresentou experiências de internacionalização da UEA e de instituições da Nigéria, Reino Unido, Tunísia e Bangladesh, com destaque para os impactos da parceria com a Embaixada da França e ações em sete municípios do interior do Amazonas.

Entre os impactos imediatos da missão, destacam-se:

  • A valorização do papel das universidades estaduais e municipais por meio da atuação da UEA junto à Abruem;
  • A presença da UEA em discussões de alto nível com representantes de instituições de 22 países;
  • O intercâmbio de ideias entre a UEA e universidades do Reino Unido e de outros continentes;
  • O início de tratativas para colaborações acadêmicas futuras;
  • A abertura de possibilidades de intercâmbio nas áreas de ensino, pesquisa e extensão;
  • A consolidação de uma rede de apoio internacional para temas relacionados à educação transnacional;
  • A viabilidade de parcerias estratégicas com vistas à mobilidade acadêmica;
  • A oportunidade de participação em editais do British Council voltados a projetos de cooperação internacional.
  • A comitiva brasileira na missão foi composta pelo Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib (UEA/Abruem); Prof.ª Dra. Vanúbia Araújo Moncayo (UEA); Prof. Dr. Nilson Júnior (UEA); Prof.ª Dra. Camila Ítavo (UFMS/Andifes); Prof. Dr. Rui Oppermann (Capes); e Prof.ª Dra. Dalila Andrade Oliveira (CNPq).

*Com informações da assessoria