Conseguir uma vaga numa creche em Manaus é literalmente uma questão de sorte. Ou de azar, dependendo do ponto de vista. A gestão do prefeito David Almeida (Avante) não conseguiu nem de longe resolver o problema que atormenta pais e mães na cidade. Resta todos os anos, sortear as vagas e deixar a maioria das crianças sem vaga.
Os dados oficiais da Prefeitura de Manaus são desanimadores. Mais de 80% das crianças não têm acesso às vagas, deixando as famílias numa encruzilhada, precisando trabalhar e sem ter com quem deixar os filhos.
A situação é tão crítica que foi destaque nacional negativo na Globo. Uma reportagem mostra as mazelas da Educação municipal em Manaus comandada por Dulce Almeida, que é irmã do prefeito.
A reportagem conta a história de duas mães que vivem na periferia da cidade e nem sonham em ver os filhos na creche. Manaus é é a terceira capital com menor percentual de crianças em creches: apenas 16%.
A media do Brasil é de 38% (https://tinyurl.com/yb29nfrd). Na idade de 0 a 3 anos, mais de 90% das crianças estão fora das creches, tema que foi matéria também do jornal Folha de SP.
CONTRADIÇÃO
Mesmo sem entregar o que prometeu, David Almeida mandou divulgar na campanha que precisa de mais um mandato para resolver o problema deixado de lado há quatro anos.
David Almeida entregou a primeira creche em 2022. Só que a obra era do antecessor, Artur Neto, e ficou dois anos fechada. A Magnólia Pessoa Figueiredo, no Tarumã, Zona Oeste.
Cada creche entregue por David comporta apenas 200 crianças. “Se tínhamos 20 creches e 5.104 vagas em Manaus, para a gestão atual da Prefeitura dobrar o número de vagas seria necessário construir pelo menos mais 20 unidades e assinar mais alguns convênios, o que não aconteceu. Não se pode brincar assim com os números, pois é o mesmo que brincar com a angústia de pais e mães que não têm onde deixar os seus filhos”, critica o candidato à Prefeitura de Manaus pelo União Brasil, Roberto Cidade.
Ciente da urgência do tema, Cidade explica que vai reduzir a demanda por vagas em creches a partir de convênios com instituições particulares, que serão selecionadas por meio de licitação pública. Só poderão concorrer aquelas que cumprirem com todos os requisitos legais, técnicos e pedagógicos para oferecer o serviço de creche. “Faremos convênio com as instituições que estiverem preparadas e oferecerem preços justos, ofertando vagas 100% gratuitas para a população, em todas as zonas de Manaus”, garante.
Coligação “Manaus Merece Mais”
Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade é o candidato que construiu o maior arco de alianças desta eleição em Manaus. Além do União Brasil, fazem parte da coligação “Manaus Merece Mais” o Progressistas (PP), do candidato a vice, Coronel Menezes; o Republicanos, o Podemos, o Partido da Mulher Brasileira (PMB), o Partido da Renovação Democrática (PRD) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).