A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, nesta quarta-feira (6 de agosto), o Projeto de Lei (PL) nº 042/2025 que propõe o reconhecimento dos serviços estéticos como atividades essenciais na capital amazonense. A proposta, de autoria do vereador Mitoso (MDB), visa garantir que profissionais da área possam continuar atuando mesmo em contextos de crise. O PL seguiu para sanção do prefeito.

Para o vereador Mitoso (MDB), a justificativa do projeto destaca o impacto positivo dos serviços estéticos na autoestima, saúde mental e na economia.

“Essa categoria de profissionais de beleza não é só beleza. Tem muito a ver com saúde. Fazer o cabelo, a unha, não é só estética, é saúde. Na pandemia, esses profissionais se sentiram desprestigiados, foram tratados como criminosos. Hoje, estamos comemorando essa vitória na Câmara, com um projeto de minha autoria que reconhece oficialmente esses trabalhadores como essenciais”, afirmou o vereador.

A presidente do Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares do Estado do Amazonas (Sindibeleza-AM), Antônia Moura, relembrou o período de dificuldades vivenciado pelos profissionais.

“Na pandemia, ficamos com as portas fechadas por mais de três meses, sem poder trabalhar. Isso foi muito difícil para a categoria, porque somos essenciais. Hoje, estamos de parabéns, porque conseguimos nos tornar essenciais”, afirmou.

Atualmente, o setor de estética e beleza movimenta bilhões de reais por ano no Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o país está entre os maiores mercados do mundo nesse segmento.