O I Ciclo de Formação Continuada e Aperfeiçoamento dos Secretários de Cursos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) chegou ao fim, nesta quinta-feira (31/7), consolidando-se como um marco na qualificação da gestão acadêmica da instituição. Promovida por meio da Secretaria Acadêmica Geral (SAG/UEA), a iniciativa reuniu secretários da capital e do interior em quatro encontros presenciais na Academia Stem, na Escola Superior de Tecnologia (EST), com transmissão ao vivo pela internet.

O último encontro tratou da gestão do registro acadêmico dos discentes da pós-graduação lato e stricto sensu, com ênfase na comunicação e no atendimento no processo documental. A facilitadora Ana Carolina Barros conduziu os tópicos técnicos, que abordaram desde a jornada documental do calouro até a articulação com a Gerência de Admissão.

Para o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, o ciclo formativo reafirma o compromisso da universidade com a qualificação permanente de seus profissionais e com o fortalecimento institucional. “Esse ciclo de capacitação representa um passo importante no aprimoramento da nossa gestão acadêmica. Valorizamos cada servidor que atua nas secretarias dos cursos, pois são eles que fazem a ponte entre a universidade e os nossos alunos. Investir na formação contínua dessas equipes é investir diretamente na qualidade dos nossos serviços e no sucesso da experiência universitária”, destacou o reitor.

Na parte complementar, o Prof. Me. Anderson Solimões discutiu o atendimento a públicos segmentados e o papel das parcerias institucionais no contexto da pós-graduação. O encerramento contou, ainda, com espaço para perguntas e respostas, avaliação da sessão, distribuição de brindes e um momento de agradecimento à dedicação dos participantes.

“Esse ciclo de capacitação é uma oportunidade valiosa de qualificar ainda mais o trabalho desenvolvido na nossa universidade. Em nome do professor André Zogahib e de toda a gestão superior, parabenizo cada um dos participantes e egressos desta formação. Que esse seja apenas o começo de uma trajetória de educação permanente, perene e duradoura na UEA”, disse o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Prof. Dr. Darlisom Ferreira, representando o reitor André Zogahib.

Qualificação da gestão acadêmica

Nos encontros anteriores, os temas abordaram aspectos fundamentais da rotina das secretarias acadêmicas. No primeiro dia, o foco foi o ingresso de calouros e o papel das unidades na matrícula institucional. No segundo, discutiu-se o acompanhamento do registro acadêmico com qualidade, incluindo análise documental e a participação no Enade. Já no terceiro encontro, os participantes foram convidados a refletir sobre novas práticas de gestão tecnológica no processo de expedição, com orientações sobre organização de documentos e estratégias de melhoria contínua.

Iniciado em 10 de julho, o ciclo trouxe conteúdos técnicos e complementares voltados à atuação nas secretarias de graduação, pós-graduação e cursos especiais. A ação reforça o compromisso da UEA com a valorização dos profissionais que atuam diretamente com os sistemas acadêmicos e com a excelência no atendimento à comunidade universitária.

Impacto positivo imediato

“Esse momento é ímpar, não só pelo networking que proporciona, mas, principalmente, por aproximar os servidores daquilo que a gestão superior tem planejado, especialmente no que diz respeito à modernização dos sistemas de gestão acadêmica e ao acompanhamento da trajetória de estudantes e professores. Saímos desse encontro com a sensação de dever”, explicou a diretora da SAG/UEA, Prof.ª Dra. Gilmara Araújo.

É o que reforça o secretário do curso de Direito da UEA, Átila Oliveira. “Foi uma experiência muito grande pra toda universidade e todo corpo técnico. Essa proximidade, essa capacitação contínua que a universidade faz, atualiza os conceitos, os processos e traz uma melhoria para o atendimento ao aluno”, finalizou.

Estiveram presentes, ainda, o pró-reitor de Planejamento, Prof. Dr. Isaque Sousa; o diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), Prof. Me. Antônio Palhares; o coordenador de Qualidade da Escola Normal Superior (ENS/UEA), Prof. Dr. Márcio dos Santos; a diretora da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO/UEA), Prof. Dra. Edileuza Lobato; o diretor da Comissão Geral de Concursos, Prof. Dr. Jonas Oliveira; auditora-chefe da UEA, Fabíola Rodrigues, e outros representantes das unidades e pró-reitorias.