A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 56ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Jutaí (a 751 quilômetros de Manaus), em ação conjunta com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), o Conselho Tutelar, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria de Assistência Social, resgatou, no sábado (17/05), uma criança de 10 anos que estaria sendo vítima de suposto abuso sexual. A ação ocorreu na rua Crato, no conjunto Oswaldo Frota, naquele município.
De acordo com o delegado Renato Ferraz, da 56ª DIP, a operação teve como objetivo principal garantir a integridade física e emocional da vítima, além de apurar as denúncias encaminhadas às autoridades locais.
“Após o recebimento da denúncia, nos dirigimos ao local e realizamos o resgate da criança. Também iniciamos todos os procedimentos legais, com a instauração de inquérito policial para apurar o suposto abuso sexual cometido pelo padrasto da vítima, assegurando o cumprimento da lei e a proteção dos direitos da criança”, explicou o delegado.
Segundo Ferraz, na ocasião foram acionados a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Tutelar, que providenciaram o acolhimento em um lar social para a mãe da criança e seus oito filhos. Além disso, foi protocolado junto à Justiça um pedido de medidas protetivas.
“As instituições envolvidas reafirmam seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população, atuando de forma integrada para oferecer apoio às vítimas e prevenir novos casos. A colaboração entre os setores policial, social e a comunidade é fundamental para combater qualquer forma de violência e garantir um ambiente mais seguro para todos”, declarou o delegado.